PEDER MORK MONSTED
Primavera na
Floresta Saeby, óleo sobre tela, 120 x 200
No mundo das artes, o reconhecimento
a um conjunto de obras produzidas durante toda a vida de um artista, nem sempre
chega a tempo para que o mesmo possa usufrui-lo. Não são raros os casos de
artistas que passaram todas as suas vidas no anonimato, vindo a falecerem, sem
sequer serem reconhecidos no próprio país de origem. O exemplo mais célebre é do
holandês Van Gogh, com uma vasta produção de obras, que foram o prenúncio para
uma nova maneira de ver e fazer arte. Embora tenha conseguido reconhecimento de
seu trabalho ainda em vida, Peder Mork Monsted é um daqueles artistas, com os
quais a valorização merecida ainda não veio proporcional à sua vasta e excelente
produção.
No bosque, óleo sobre
tela, 34,5 x 48
Riacho
tranquilo, óleo sobre tela, 48 x 93,5
Águas calmas, óleo
sobre tela, 69,8 x 100,3
Peder Mork Monsted nasceu em Balle,
perto de Grenaa, na Dinamarca, a 10 de dezembro de 1859 e faleceu aos 82 anos de
idade, em Copenhague.
Sua biografia é um tanto quanto incompleta e os poucos
registros de sua trajetória, não são de todos confiáveis. Mas, o volume e a
qualidade de sua obra, em breve lhe trarão o reconhecimento e a valorização que
ele merece.
Barulhos da manhã,
óleo sobre tela, 40 x 61
Dia de verão em
Aalsgaarde, óleo sobre tela, 71 x 97
Moça tricotando,
óleo sobre tela
Peder Monsted iniciou seus primeiros
estudos em Aarhus.
Sabe-se que aos 16 anos de idade ele se ingressou na Academia
de Copenhague, onde teve os primeiros ensinamentos administrados por Andries
Fritz e Exner Julius. Foi nesse período, que também teve suporte de Kobke
Christen, um excelente colorista e Christian Pieter Skorgaarde, um pintor
declaradamente nacionalista, do qual Monsted certamente recebeu grande
influência para ter em seu conjunto de obras, vários temas que representam a
paisagem e as florestas dinamarquesas.
Dia de inverno, óleo
sobre tela
Depois da nevasca,
óleo sobre tela
Cena de inverno na
aldeia, com igreja ao fundo, 71 x 100
Foi um artista que viajou bastante
por várias regiões da Europa, norte da África e Oriente Médio, mas, manteve
sempre como referência seu ateliê, em Copenhague. Essa pluralidade
de ambientes e situações deu ao artista um colorido bem característico e rico.
Mesmo com uma veia acadêmica marcante, suas obras tem um sentido apurado de luz
e atmosfera, típicos de artistas impressionistas. Isso veio, certamente, pela
prática constante de esboços feitos ao ar livre, que realizou por todo seu
itinerário de viajante e explorador.
Vista do Etna, de
Taormina, óleo sobre madeira, 18 x 42
Pescadores em uma
praia na Baía de Capri,
óleo sobre tela, 28
x 48
Geleiras em
Montreux, óleo sobre painel montado, 13 x 26
Durante a 1ª Guerra Mundial, Monsted
ficou mais entre a Noruega e Suécia, indo para as regiões costeiras do
Mediterrâneo pelos anos de 1920 e 1930. Nunca deixando de retratar, porém, as
paisagens e o litoral dinamarqueses. A Suíça, França e Itália também fizeram
parte de seu roteiro. Esses países, aliás, foram o destino de muitos artistas
escandinavos, contemporâneos de Monsted.
Paisagem ensolarada,
óleo sobre tela
Riacho ao norte de
Copenhague,
óleo sobre tela, 69
x 117
Um rio na floresta,
óleo sobre tela
Os trabalhos de Monsted transmitem
uma visão romântica e poética, e não é difícil entender porque ele foi
considerado o melhor paisagista de seu tempo, na Dinamarca. Ele explorou com
habilidade os vários anos de ensinamento acadêmico que recebeu, compondo um
estilo artístico realista e bem próprio. A qualidade de suas paisagens é
intocável. Tinha uma habilidade extrema para descrever com exatidão, a água e os
interiores de florestas.
Lavadeiras, óleo
sobre tela, 46,5 x 32,7
Um canto em
Innsbruck, Áustria,
óleo sobre
tela
Nos arredores de
Cairo, óleo sobre tela, 40 x 55
O “ar puro” e naturalista lhe rendeu
muito sucesso e prestígio ainda em vida. Em grande parte, isso se deve
à sua capacidade de desenvolver uma linha típica, quase esquemática de
composição, o que foi muito comum a artistas escandinavos e italianos no final
do século XIX. Seus motivos eram geralmente construídos em torno de água parada
e árvores, que ele soube retratar tão bem, seja sob a luz do sol ou com densa
vegetação sombria.
Paisagem com rio na
primavera, óleo sobre tela, 81 x 121
Reflexos da manhã,
óleo sobre tela
Um córrego que ruge
debaixo de uma ponte na floresta,
óleo sobre tela, 35
x 45
Há em sua obra um conjunto que
impressiona, os reflexos são tão bem colocados, a atmosfera límpida representa
fielmente céus abertos e fechados, a percepção honesta para todas as estações do
ano, seja na luz brilhante da primavera às geladas cenas de inverno. As figuras
em suas composições, agem como atores coadjuvantes, valorizando um pouco mais o
caráter idílico e especial de seus cenários.
Corredeira, óleo
sobre tela, 90,8 x 154,3
Cachoeira em Ryde,
óleo sobre tela, 47 x 65,4
Canto de floresta em
Copenhague, óleo sobre tela
Embora seja mais conhecido pelas
suas paisagens, Monsted também foi um pintor de retratos e cenas de gênero. Foi
o pintor preferido do Rei Jorge da Grécia, que o convidou a ficar durante todo o
ano de 1893, pintando as cidades e os campos gregos.
Crianças em um
piquenique na floresta,
óleo sobre tela, 129
x 93
Um riacho, óleo
sobre tela, 85 x 54
Vista de crianças
andando em fazenda,
aos arredores de
Fredensborg,
óleo sobre
tela
Seus trabalhos foram frequentemente
exibidos nos Salões de Paris e Munique, referências muito cobiçadas para sua
época. Uma grande exposição, quando ainda estava vivo, foi realizada no Palácio
Charlottenborg, em
Copenhague. Suas pinturas são disputadas em leilões mundo afora
e algumas obras podem ser vistas no Museu Dahesh de Nova York, no Museu Chi Mei
em Tainan, Taiwan, e também nos museus das cidades de Aalborg, na Dinamarca e
Bautzen, na Alemanha.
Um dia de verão, óleo
sobre tela, 60 x 40
Gansos em um dia de
verão, óleo sobre tela, 50 x 70
O claustro,
Taormina,
óleo sobre tela, 96
x 63,5
Apesar de respeitado por todos
aqueles que o conhecem, Monsted ainda não possui uma biografia digna e uma
catalogação organizada e sistemática de sua vasta produção. Fica aqui, o desejo
da publicação de um livro que possa revelar ao mundo, a qualidade suprema de um
mestre que os tempos de hoje tanto carece.
Paisagem com ponte de
tronco,
óleo sobre tela, 68 x
48,5
Primavera ao longo
do córrego, com
andorinhas pegando
insetos, óleo sobre tela, 82 x 120
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